quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A Guerra dos Tronos - Opinião

Título: A Guerra dos Tronos
Série: As Crónicas do Gelo e do fogo (volume 1)
Autor: George R. R. Martin
Tradução: Jorge Candeias
Edição/reimpressão: 2007
Editor: Saída de Emergência
Páginas: 400






Sinopse:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. 
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.


Opinião:

Mesmo antes de ouvir falar sobre os livros desta série, ouvi muitas vezes dizer que a série televisiva era das melhores da atualidade. Com tantas pessoas a falarem nela e tantos conteúdos nas redes sociais a referirem-se a esta história, lá fui eu dar uma espreitadela e comecei a ver a série.

A verdade é que, apesar de não desgostar de todo, também não era uma história que me prendesse a atenção por aí além, depois de um episódio não ficava cheia de vontade para ver o que se ia passar a seguir. Ao fim de alguns episódios cheguei mesmo a pensar: “É mesmo esta uma das séries que mais é apreciada hoje em dia?”. Apesar disto, sou daquelas pessoas que muitas vezes continua a ver um filme ou série e a ler um livro que não está a gostar muito, porque há sempre a esperança de que irá melhorar e eu iria perder algo de bom, que esteve mesmo debaixo do meu nariz. Nesta série, foi o que aconteceu. A partir mais ou menos da terceira temporada, comecei a apanhar-lhe o gosto e, o que é certo é que estou ansiosa para ver o que os novos episódios nos vão trazer.

A dada altura do seguimento da série descobri que esta era baseada nos livros de George R.R. Martin e, apaixonada por livros como sou, fiquei com aquela curiosidade para os ler. No entanto, o facto de cada livro da versão original ter sido dividido em dois cá em Portugal e estes não serem propriamente dos mais baratos, fez-me pensar se realmente era boa ideia meter-me nisto. Mas lá acabei por adquirir o primeiro volume numa boa oportunidade. Depois de o ter, surgiram outras dúvidas: Se não achei piada à série no início, será que vou conseguir gostar dos primeiros livros? Se já sei o que vai acontecer, será que vou achar a leitura tão interessante como se não soubesse nada da história? … Por tudo isto, desde o momento em que soube da existência dos livros até realmente começar a ler esta série literária passou-se algum tempo, mas finalmente aconteceu.

Rapidamente verifiquei que o meu primeiro receio não tinha razão de existir: como já conhecia um pouco da história mais avançada, foi bom retomar ao seu início, reparar em pormenores que não tinha reparado e descobrir outros novos, já que nem tudo pode ser passado para a série televisiva (já agora, acho que esta foi muito bem adaptada, pelo menos do que me lembro).

Adorei dois componentes existentes neste primeiro volume (não sei se são só neste): O mapa de Westeros dividido em Norte e Sul e o apêndice com a descrição das Casas desta história. Achei muito útil para o acompanhamento deste volume e certamente dos seguintes.

Não sei bem porquê, antes da leitura, tinha a ideia de que a escrita do autor não ia ser muito leve e que iria ter muitas palavras que não iria entender. Mas estava errada, gostei, surpreendeu-me muito pela positiva, achei a sua escrita fluída e agradável.

Apesar de saber que a divisão do livro não ia ser propriamente por capítulos, mas antes pelos pontos de vista de várias personagens e esta ser talvez a melhor forma de contar esta história, por vezes queria continuar a ler sobre o que se estava a passar com aquela personagem para saber/recordar o que se iria passar, mas pronto, lá passávamos nós para uma personagem que estava longe, muito longe. 

Gostei muito do livro e pretendo ler os próximos volumes logo que puder.

Classificação: 

Sem comentários:

Enviar um comentário