domingo, 28 de setembro de 2014

Maratonas Literárias "Viagens (In)esperadas" - Desafios 1 a 5

Olá :)

Hoje venho-vos mostrar as minhas respostas aos desafios da Maratona de Setembro do grupo do facebook Maratonas Literárias "Viagens (In)esperadas"

Nesta maratona dedicada aos calhamaços e inspirada no Outono vamos ter desafios diários que vão estar, de certo modo, divididos em duas fases. A 1ª Fase dos desafios é subordinada ao tema "As cores do Outono"

Desafio 1: Amarelo
Esta cor activa o intelecto, a comunicação, a concentração, a atenção aos detalhes e à harmonia do todo. Pega no livro que estás a ler agora, há algum detalhe na capa que te chame a atenção. O que te leva a gostar desse detalhe?
O livro que eu estou a ler é a "Marca das Runas" de Joanne Harris. Um pormenor que me chamou a atenção é a "moldura" da capa, que tem o desenho de plantas sob a forma de um pequeno relevo e que tem também brilho. Isto faz-me lembrar magia, que me parece estar relacionado com a história.

Desafio 2: Laranja
Laranja é sinónimo de alegria. É também a cor do equilíbrio.
Um calhamaço é um livro que nem sempre é fácil de ler. Quais as condições do livro e do ambiente que te permitem desfrutar de uma leitura preenchida de alegria?

Sinceramente acho que prefiro ler calhamaços do que livros mais pequenos. Primeiro porque quando estou a gostar muito de um livro não quero que ele acabe. E depois porque não me lembro de um calhamaço que tenha lido e que não tenho gostado, o que já é diferente para alguns livros mais pequenos. Geralmente, a minha escolha de livros não se relaciona com o seu número de páginas, leio aquilo que me apetece ler, independentemente do tamanho. Relativamente ao ambiente gosto de estar confortável e com o mínimo ruído possível (exceto música) durante as minhas leituras.

Desafio 3: Castanho
Esta cor tem como um dos significados a paciência e maturidade. Achas que a tua relação com calhamaços tem sido diferente ao longo dos anos? Tens mais ou menos paciência agora para os ler?

Não acho que a minha relação com os calhamaços tenha alterado ao longo dos anos, desde que me lembro escolho ler um livro pelo meu interesse pela história, independentemente do número de páginas.

Desafio 4: Cinzento
Cinzento é a cor da modernidade e da Inovação.
Pensa nos livros que leste, ou estás a ler para a maratona, há algum que consideres ser inovador? Em que é que achas que o autor inovou?
Ainda estou no início de "A marca das runas" de Joanne Harris e por isso ainda não percebi muito bem se a autora está a ser inovadora ou não. Mas penso que sim porque Joanne Harris já escreveu pelo menos livros de fantasia e de romance e, pelo que tenho ouvido, tem bastante fãs. Quanto ao livro que estou a ler está-me a parecer ser uma fantasia diferente de qualquer outra que tenha lido e penso que inovou em ter como personagens alguns deuses conhecidos. Apesar de ainda só ter lido uma pequena parte, estou a gostar!

Desafio 5: Vermelho
É a cor do fogo e da paixão, do entusiasmo e dos impulsos.
Nos livros que leste ou estás a ler para a maratona há alguma personagens que encaixe na simbologia desta cor? Qual é essa personagem?
À falta de melhor, penso que a personagem que se encaixa na simbologia desta cor é a própria Maddy devido à runa que tem na palma da sua mão e que salta faíscas, o que está relacionado com o fogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário