segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A Marca das Runas - Opinião

Título: A Marca das Runas
Série: Crónica das Runas (livro 1)
Autor: Joanne Harris
Tradução: Isabel Fraga
Edição/reimpressão: 2013
Editor: Edições ASA
Género: Literatura Fantástica
Páginas: 528






Sinopse:

Maddy Smith nasceu com uma marca que ditou o seu destino. A runa inscrita na sua pele é um símbolo dos Antigos Deuses, uma marca mágica. E perigosa. Na pequena aldeia onde vive todos a receiam e excluem. Mas Maddy não renega a sua sorte. Pelo contrário, ela adora magia. Mesmo que isso a condene à solidão. Quinhentos anos passaram desde Ragnarók - o flagelo que marcou o Fim dos Tempos -, e a Nova Ordem impôs regras que ditam o aniquilamento do Caos, da Magia, dos Sonhos e da Imaginação. À medida que os seus feitiços ficam cada vez mais fortes, Maddy sabe que será apenas uma questão de tempo até os Examinadores da Ordem a identificarem e perseguirem. E tempo é algo que o Mundo não tem… agora que a ameaça de destruição é cada vez mais real. Isolada, Maddy pode apenas contar com o ancião seu mentor, que lhe dá a conhecer as lendas nórdicas, com os seus deuses e criaturas maravilhosas. Invisível para a maioria das pessoas, este Mundo Subterrâneo encerra a chave do seu passado. Dela depende o destino do Mundo, mais uma vez…

Opinião:

Maddy sempre se sentiu excluída e sozinha em Malbry, a aldeia onde cresceu, por ter uma marca rúnica na sua mão. Tudo o que se relacionasse com magia não era visto com bons olhos e acarretava sempre com as culpas de qualquer problema que surgisse. Mas Maddy vai conhecer Zarolho, que também tem uma marca rúnica, que se vai tornar o seu melhor (e talvez único) amigo e lhe vai contar muitas histórias acerca das runas e outros assuntos que os aldeões não conhecem nem querem conhecer. Maddy vai entrar numa aventura, para tentar salvar o Mundo, e vai vivê-la juntamente com os deuses sobre os quais gostava tanto de ler.

Este foi o primeiro livro que li de Joanne Harris e nem sei muito bem o que pensar sobre ele. Gostei da escrita da autora. No entanto, quanto à história, foi um livro que teve uma reação em mim diferente do normal. Muitas vezes acontece-me custar a entrar na história ou não achar nada de especial e depois com o avançar das páginas, começar a gostar mais e até, por vezes, adorar o livro. Com A Marca das Runas foi um bocadinho diferente. Durante uma boa parte do livro estava a gostar da história, de como estava a ser construída e de como estava a conhecer o seu contexto. Mas não sei bem explicar porquê, a parte da ação mais propriamente dita desiludiu-me um pouco, acho que estava à espera de que tudo acontecesse de um modo diferente. Não que não tenha gostado, mas ficou abaixo das expetativas que eu estava a criar. Um acontecimento no final também contribui um pouco mais para a minha deceção. 

Pelo menos para já não pretendo ler a sua continuação (A Luz das Runas) mas quero muito ler livros de outro género desta autora. Penso que o próximo vai ser Chocolate, que é um romance, e espero gostar mais.

Classificação: 




Sem comentários:

Enviar um comentário