quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O Último Adeus - Opinião

Título: O Último Adeus
Autor: Lí Marta
Edição/reimpressão: 2013
Editor: Edições Vieira da Silva
Páginas: 274











Sinopse:

Baseado numa história verídica, vivida entre os distritos de Viseu e Aveiro. Passamos por localidades como Tondela, Caramulo, Sernancelhe, Moimenta da Beira e Águeda. Três gerações de primogénitas vivem grandes histórias de amores inesquecíveis.
Dionora vive pobremente mas feliz com António. Até ao dia em que descobrem a doença fatal vivida nos anos cinquenta, a tuberculose. Com a morte do marido, Dionora deixa de ter forças para viver.
Luzita, a primogénita de Dionora, terá de lutar pelo primeiro amor da sua vida, um homem de classe ligeiramente superior à dela. Só que o destino salpicou-lhe a vida de negro.
Lídia, a primogénita de Luzita, vive também um grande amor. Mas fica nas suas mãos dar continuidade ao último adeus. Será que é capaz?


Opinião:


Este livro é um pouco diferente do que estou habituada a ler, é baseado numa história verídica passada em Portugal, entre o século passado e o atual. É um pouquinho especial para mim por parte da sua história se desenrolar no meu distrito. Ganhei-o num passatempo, o que foi mesmo bom, porque talvez de outra forma não tivesse conhecimento da sua existência.

Na primeira parte, a autora começa por nos contar como é constituída a família de Dionora: pelo seu marido António e pelos seus filhos. Apesar de serem uma família pobre, eram felizes, cada um com as suas tarefas para ajudarem na organização da sua pequena casa.

Na segunda parte Luzita e as irmãs vão trabalhar para um hotel, onde Luzita conhece Hermínio, por quem se vai apaixonar. Mas terá que lutar para que consigam ficar juntos.

Na terceira e última parte Lídia, a autora, tem a missão de dar continuidade ao último adeus.

Gostei deste livro. Gostei de conhecer mais sobre Portugal, principalmente áreas perto da minha região, mas também gostei da história. Foi interessante acompanhar a vida de três gerações desta família, de conhecer os seus laços familiares e o que fizeram em prol da componente amorosa das suas vidas.

Este é um livro que se lê bem, não é muito grande, há espaçamento entre os parágrafos e as margens são do tamanho ideal, na minha opinião.

Classificação:




Sem comentários:

Enviar um comentário