quarta-feira, 20 de maio de 2015

A Túlipa Negra - Opinião

Título: A Tulipa Negra
Autora: Alexandre Dumas
Edição: 2012 (1ª edição - 1850)
Editor: Civilização Editora
Género: Romance
Páginas: 224







Sinopse:

Em 1672, Guilherme de Orange toma o poder na Holanda. Cornélius van Baerle, um promissor botânico cujo único desejo é criar uma túlipa negra perfeita, irá envolver-se inadvertidamente nas intrigas políticas da época. Depois do massacre do seu padrinho, é acusado de traição e condenado à morte. Todas as suas esperanças repousam em Rosa, a bela filha do carcereiro. Os dois jovens verão o seu amor desenvolver-se ao ritmo do crescimento desta túlipa que Rosa cultivará no seu quarto. Mas há ainda um inimigo que terão de enfrentar!

Opinião:


Quando era pequena, tinha um filme em VHS chamado "A Tulipa Negra", que até gostava mas achava um bocado sombrio. Só há relativamente pouco tempo é que soube que havia um livro com o mesmo nome e do autor tão conhecido Alexandre Dumas. Apesar de já não me lembrar de praticamente nada da história, fiquei com vontade de ler o livro.

Sendo este livro um clássico, e sendo que não tive boas experiências com os que já li, estava à espera de uma escrita um pouco complexa e de a maneira como a história era contada ser um pouco enfadonha. Mas enganei-me. Apesar de não ter entrado facilmente na história (o primeiro capítulo foi praticamente para os pardais), à medida que me fui habituando à escrita do autor, que fui conhecendo os personagens e que a história se foi desenrolando, comecei a ficar verdadeiramente entusiasmada com a leitura e a apreciá-la bastante, acabando por terminar o livro bem antes do que estava à espera.

Apesar de nem ser uma grande apreciadora de flores, gostei bastante de acompanhar o trabalho e dedicação prestados ao desenvolvimento da tulipa negra. 

Para ser sincera, não me agradou muito a rapidez com que o amor se desenvolveu neste livro, foi um dos pontos fracos. Também achei o desfecho de Isaac um pouco forçado e descabido. 

Concluindo, foi um livro que gostei bastante e que me surpreendeu pela positiva. Fiquei um pouco mais animada para ler o outro livro que tenho do autor - O Conde de Monte Cristo, já alguém leu? Quanto ao filme, tentei procurar alguma coisa sobre ele na internet mas em vão, vou ver se o encontro cá por casa, fiquei com vontade de o rever.

Classificação:


6 comentários:

  1. Olá.

    Por acaso tenho mesmo muita curiosidade em ler este livro, tal como O Monte dos Vandavais mas nunca surgiu a oportunidade de ler...aqui fica mais um comentário positivo ao livro :)

    Gostei :D "o primeiro capítulo foi praticamente para os pardais" eheheh

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Espere que gostes quando o leres. Também quero muito ler O Monte dos Vendavais.
      Ehehe estava um bocado cansada quando comecei a ler e esse capítulo não é muito fundamental para a história, por isso não me dei ao trabalho de voltar atrás. Talvez o releia um dia destes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Fiquei com a pulga atrás da orelha, muito curiosa com este livro, vou ter que o ler, sem sombra para dúvidas. Gostei da tua opinião, aguçou-me mais a vontade para o ler.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Espero que gostes :) Obrigada :D
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá. Sara,

    Tenho este livro há algum tempo, mas ainda não lhe peguei. Mas tenho andado curiosa. Agora fiquei com mais vontade de o ler.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura :)
      Espero que gostes
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar