segunda-feira, 27 de julho de 2015

Madame Bovary - Opinião

Título: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Editor: Civilização Editora
Edição/ reimpressão: 2012 (1ª publicação em 1857)
Género: Romance
Páginas: 344







Sinopse:

Emma, nascida no seio de uma família da pequena burguesia, foi criada no campo e aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles, um médico de província tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao casamento, a que Emma se sente presa. Revoltada com a sua vida, Emma perseguirá os seus sonhos, com consequências trágicas.

Opinião:

Não há muito a dizer sobre este livro. Neste acompanhamos a vida de Charles e Emma, enquanto solteiros e depois casados um com o outro.
Sei que esta história se passou numa época muito diferente da de hoje, mas não consegui sentir nenhuma ligação com nenhum dos personagens. A Emma, para mim, é insuportável: ela é egoísta, só os seus problemas têm valor, nunca está bem com nada, é fria e não acho que ame verdadeiramente a sua filha. Charles, por outro lado, é bom de mais, principalmente para a mulher, não é capaz de dizer não, é demasiado ingénuo e sim, um pouco entediante. Para mim, a maneira como se vivia na época não é desculpa suficiente para a maneira como estes dois personagens evoluíram. 
Penso que o final foi de certo modo apropriado, tendo apenas pena de uma personagem que é a que menos culpa tem de tudo o que se passou.
O que salvou este livro, é que apesar de ser praticamente tudo em torno destas personagens, a escrita de Flaubert é muito boa e não torna a leitura maçadora.




14 comentários:

  1. Olá Sara,
    Gostei muito da tua opinião. Tenho uma enorme curiosidade de ler este livro talvez ainda lhe pegue este ano não sei, mas deixaste-me muito curiosa.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Obrigada :) Espero que gostes quando o leres.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara
    Tenho este livro na estante por ler mas não sei quando será, mas gostei da tua opinião =)
    Beijinhos

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Olá Tita
    Obrigada :) Espero que gostes quando leres.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Sara.
    Ando com este livro debaixo de olho uma vez que estou a fazer a colecção de alguns destes clássicos. Tenho pena que não tenhas gostado muito desta leitura.. espero ter uma opinião diferente da tua em relação a este livro. Por norma gosto de clássicos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Débora
      Esta edição é realmente muito bonita. Não foi bem não gostar, mas realmente a minha relação com as personagens não foi a melhor. Mas é uma leitura que se faz bastante bem. Espero que gostes :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Sara,
    Uma sugestão porque não aumentas o reading challeng para 50 livros, afinal com as leituras que te faltam desta maratona mais o desafio de férias vais chegar lá de certeza;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Também já pensei nisso, acho que é o que vou fazer ;)
      Obrigada
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Sara,
      Muito sinceramente acho que fizeste muito bem, assim é sempre um incentivo. E com o desafio de Férias e todos os restantes tenho a certeza que vais conseguir, talvez até tenhas de alargar mais;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    3. Olá Carla
      Acabei por aumentar até para 55, porque com todos os desafios em que me "enfiei" acho que assim está melhor eheh.
      Obrigada
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  6. Ois,

    Às tantas até deve ser bom livro pois pelo menos não ficaste indiferente às personagens ehehe, mas não devo ler depois de ler o teu comentário :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Não achei um mau livro, lê-se bastante bem, a escrita é agradável, mas realmente as personagens chatearam-me um pouco. Oh, se tinhas curiosidade em ler, lê, pode ser que gostes. Já vi muitas opiniões positivas.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá!
    Estava com alguma curiosidade sobre este livro, mas assim parto para a leitura com outro tipo de expectativas ;D

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su
      Pode ser que gostes, esta é só a minha opinião pessoal, há muitas opiniões positivas.
      Espero que gostes mais do que eu.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar