terça-feira, 4 de agosto de 2015

O Cavalheiro Inglês - Opinião

Título: O Cavalheiro Inglês
Autor: Carla M. Soares
Editor: Marcador Literatura
Edição/ reimpressão: 2014 
Género: Romance (Histórico)
Páginas: 400







Sinopse:

PORTUGAL. 1892. Na sequência do Ultimato inglês e da crise económica na Europa e em Portugal, os governos sucedem-se, os grupos republicanos e anarquistas crescem em número e importância e em Portugal já se vislumbra a decadência da nobreza e o fim da monarquia.
Os ingleses que permanecem em Portugal não são amados.
O visconde Silva Andrade está falido, em resultado de maus investimentos em África e no Brasil, e necessita com urgência de casar a sua filha, para garantir o investimento na sua fábrica.
Uma história empolgante que nos transporta para Portugal na transição do século XIX para o século XX numa descrição recheada de momentos históricos e encadeada com as emoções e a vida de uma família orgulhosamente portuguesa.


Opinião:

Este era um dos livros de autores portugueses que mais queria ler. Aproveitei a oportunidade de o aquirir a um preço bem simpático e a semana de livros nacionais na Maratona Literária de Inverno para o fazer.

Foi um livro que me agarrou desde o início, tanto pela história como pela escrita da autora. Acompanhamos Sofia que se vê praticamente obrigada a "sacrificar-se" (embora ela deteste a palavra) pela sua família que está completamente falida, já que o seu pai se recusa a fazer negócio com o cavalheiro inglês.

É uma história com muitas surpresas, que nos desperta bastantes emoções - podemos sentir a injustiça, a tristeza, o desespero, mas também nos rimos de vez em quando.

Gostei bastante de Sofia, uma rapariga bem diferente das outras da época, que é obrigada a crescer e tomar atitudes pela situação difícil em que a família está, mas que tenta ao máximo preservar o seu prazer que é a leitura e aprender tudo o que pode sobre política e a situação do país. Depois temos Sebastião, o seu irmão, que admito que possa não ser má pessoa de todo, mas também não acho que tenha tão bom coração como dizem, mas isto é só a minha opinião. Quanto aos pais de Sofia, bem, é melhor nem falar, apenas que não deviam ser assim chamados. Já o cavalheiro inglês está bem longe de ser perfeito, mas também tem facetas bastante boas.


Com este livro relembrei algumas partes da história no nosso país, mas também acabei por aprender algumas coisas. É um livro fantástico que recomendo a todos os que gostam do género. Vou sem dúvida querer ler mais da autora.

12 comentários:

  1. Olá Sara,
    Adorei a tua opinião, fiquei super feliz por teres gostado do livro pois é uma das leituras que tenho para fazer em breve, assim vou motivada. Apesar de que eu li Alma Rebelde de Carla M. Soares e adorei, ela é fantástica. Adoro a escrita dela e a forma como nos consegue transportar para os romances de época.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Obrigada :) Tenho quase a certeza que vais gostar, e assim o espero. Esse acho que vais ser a minha próxima leitura da autora.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Quero ler este livro mas ainda não tive a oportunidade. As opiniões que tenho visto são super positivas e mais uma vez não fiquei desapontada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Espero que tenhas oportunidade em breve e gostes :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá,
    Tens uma tag no meu blog, para ti;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Boa :) Já andava com vontade de responder a uma TAG mas não sabia a qual. Obrigada!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Sara ,
    Tens mais uma Tag no blog para ti.Olha hoje deu-me para isto.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  5. Olá Sara,
    Li o livro este ano e também adorei! Aliás, acho a escrita da Carla muito boa.
    Fico muito contente por também teres gostado =)
    Beijinhos

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar
  6. Ois Sara,

    Também li este livro este ano e embora não o considere de longe o melhor livro lido este ano é sem duvida uma leitura muito agradável e tal como tu também o recomendo :D

    Bela personagem a Sofia :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Foi uma excelente surpresa :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar