sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Menina e o Espelho - Opinião


Título: A Menina e o Espelho
Autor: Patricia Vieira
Editor: Livros de Ontem
Edição/ reimpressão: 2014
Páginas: 100


Sinopse:

O livro A Menina e o Espelho é um livro infanto-juvenil que aborda o Bullying de uma forma acessível e interessante para as crianças.



Opinião:

Este foi o livro que recebi em Novembro devido à parceria com a editora Livros de Ontem. Escolhi-o porque trata de um tema que apesar de não ser novo nem recente, é cada vez mais falado - o bullying. Quando recebi o livro em casa vi que é também muito bonito, como podem ver pelas fotografias, e ainda veio com o marcador.




Bela é uma criança que depois de mudar de cidade descobre o que é o bullying, de diferentes perspetivas, ao mesmo tempo que faz uma amizade improvável. Achei que o tema foi muito bem tratado uma vez que é direcionado para o público infanto-juvenil. Alerta para o problema e as suas consequências, mas sem ser demasiado forte, sem assustar demasiado. Não que qualquer nível de bullying seja aceitável, são todos maus e devem ser travados o quanto antes, mas é evidente que há ações mais graves que outras. 

Não acho que este livro tenha demonstrado bem como Bela superou o problema. No entanto, dá um grande enfoque à importância da autoconfiança e da autoestima. E acho isto muito importante para as crianças que estão prestes a entrar na adolescência.

Gostei da escrita da autora, embora tenha tido alguma dificuldade no início, uma vez que é de nacionalidade brasileira. Mas, como de costume, passado algumas páginas, lá me habituei. Achei curioso a editora colocar uma nota de rodapé para cada expressão brasileira que não é tanto utilizada por cá. Em relação à edição só tenho a referir que há alguns erros de junção de pequenas palavras, por exemplo "eum", nada que uma revisão não resolva.

Gostei bastante do livro, com mensagens muito boas e escritas de uma maneira muito bonita. E é bastante adequado, tanto para crianças como para adolescentes e adultos. 



10 comentários:

  1. Olá Tita,
    Também estou à espera do meu para puder ler e acho que vou gostar.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :p
      Também acho que vais gostar, espero que sim :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,
    Ainda bem que há autores a falar sobre este tema tão comum. É principalmente bom que os mais novos sejam o publico alvo e que tenha vocabulário acessível.
    Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      É mesmo, é um ótimo livro por todas as idades.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Parece um livro muito interessante. Gostei da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Viva,

    Olha que bem pelo que percebo um livro que nos faz refletir sobre uma realidade bem presente nos dias de hoje, começaste bem com a editora :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, faz-nos mesmo pensar. Foi um início em grande :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá,
    Parece ser um livro muito interessante e acho excelente que existam filmes que abordem esse tema e que se direccionem a um público mais jovem. Independentemente de poder ou não ser lido por adultos, a verdade é que já é uma grande obra por também poder ser lidos pelos mais jovens e alertar para essa problemática. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      É mesmo muito interessante, e sobre um tema sobre o qual se tem de estar alerta, tanto as crianças como os mais velhos.
      Beijinhos

      Eliminar