quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O Fantasma de Canterville e Outros Contos - Opinião

Título: O Fantasma de Canterville e Outros Contos
Autor: Oscar Wilde
Editor: Público
Edição/ reimpressão: 2004 (1ª edição 1887)
Páginas: 191







Sinopse:

O Fantasma dos Canterville é uma história divertida onde o grande escritor de língua inglesa parodia as velhas lendas de fantasmas ao mesmo tempo que leva o leitor a refletir sobre questões tão sérias como o bem, o mal, o amor, a morte e as relações entre pessoas de diferentes culturas, ou, no caso do próprio Fantasma, de diferentes mundos.

Opinião:

Este livro foi a minha estreia com o autor, Oscar Wilde. Gostei bastante da sua escrita, é muito mais simples e apelativa do que eu esperava.


O Fantasma de Canterville

Gostei muito deste conto, é uma história de fantasmas bem diferente de muitas que já lemos e/ou vimos/ouvimos. Aqui conhecemos a existência do fantasma de Canterville que habita na Coutada de Canterville há muitos anos. Conseguimos compreender os seus problemas e porque faz o que faz. Achei bastante interessante a ideia, embora gostasse de ter visto a história um pouco mais aprofundada.



Os outros contos presentes no livro são muito pequenos, por isso não vou falar de cada um em particular, não quero dar spoillers a ninguém, mas todos têm uma coisa em comum: fazem-nos refletir. Os títulos dos contos são:
-O Príncipe Feliz;
-O Rouxinol e a Rosa;
-O Gigante Egoísta;
-O Amigo Dedicado;
-O Notável Foguete
-O Jovem Rei;
-O Aniversário da Infanta;
-O Pescador e a sua Alma;
-O Filho-da Estrela.

Devido à excelente escrita do autor recomendo vivamente este livro. Vou sem dúvida querer ler as suas outras obras. No entanto, recomendo que os contos sejam lidos espaçadamente no tempo, porque as mensagens podem-se ir repetindo. Nenhum tem propriamente um final feliz, mas todos passam uma mensagem.




10 comentários:

  1. Ois

    Contos não é bem a minha praia, mas fica registada esta tua recomendação :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, confesso que também não morro de amor por contos, prefiro que as histórias sejam bem desenvolvidas (daí adorar calhamaços) mas de vez em quando também não se perde nada ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Ainda não li nada de Oscar Wilde mas estes contos até me parecem um bom modo de experimentar =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Sinceramente foi uma surpresa para mim. Eu nem tinha interesse em ler O Retrato de Dorian Gray e olha que agora já acho que vou ler :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Tinha outra ideia do livro.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sara,
    Fiquei interessada neste livro e embora não seja muito fã de contos é verdade que gostei do último livro que li de contos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Pois, também não sou a fã número 1 mas há alguns que valem a pena :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Parece ter sido um livro mais leve, uma boa forma de fugir às leituras mais rotineiras e de ler algo diferente.
    Nunca li nada deste autor, mas gostava muito de ler "O retrato de Dorian Gray". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      É isso :)
      Olha eu não tinha grande interesse, uma vez que já vi o filme, mas este livro fez-me mudar de ideias. Fiquei com vontade de o ler.
      Beijinhos

      Eliminar