sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Reino - Opinião

Título: O Reino
Autor: José Manuel Marques
Editor: Marcador
Edição/ reimpressão: 2013 
Páginas: 500








Sinopse:

O Reino é um romance histórico baseado nos conhecimentos atuais sobre os factos que estiveram na origem da formação de Portugal. 
O livro retrata a vida de Dom Afonso Henriques e a complexa teia de relações que levou ao nascimento e reconhecimento de Portugal como um novo reino. 
É também de um olhar novo sobre a vida de Dom Afonso Henriques e através dele se propõem novas interpretações históricas sobre muitos dos episódios que estiveram na origem de lendas que ainda hoje conferem um estatuto de mito àquele que foi o primeiro rei de Portugal.


Opinião:



Este foi um livro que descobri por acaso, mas assim que o vi e li a sinopse fiquei logo interessada. Sempre gostei de história, pelo menos até à parte dos reis, inclusive. E este livro conta-nos a vida de Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.


Confesso que já não me lembrava de muitos aspetos, e muitos outros nunca os conheci, por isso foi uma leitura bastante interessante. Gostei muito de ver o quanto Afonso Henriques lutou para ter o seu reino e para que Portugal fosse reconhecido como tal. Foi uma pessoa bastante inteligente e astuciosa e penso mesmo que foi boa pessoa, não queria as riquezas todas para si, soube partilhar o que tinha.

Houve alguns momentos em que achei um pouco aborrecido, a escrita não era a mais cativante, mas também não foi nada que fosse custoso de ler. Um aspeto que achei interessante foi o autor ter escrito os diálogos com a linguagem da época; no início foi um pouco complicado mas depois fui-me habituando.

Foi então uma leitura interessante, que recomendo a todos os que gostam de história, principalmente deste período em particular.


6 comentários:

  1. Olá Sara,
    Não conhecia o livro mas vou querer ler, com toda a certeza, tenho um enorme interesse por essa época da história.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Espero que gostes :) É muito interessante!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Gosto muito de históricos mas não sendo muito cativante, acho que vou deixar passar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      É bem interessante, mas realmente não foi uma leitura que estivesse mortinha por ler a próxima página.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Parece ser um livro interessante para quem é apreciador de livros históricos, mas como não é daqueles géneros que mais gosto, não será provavelmente um livro que virá a ler.
    Um dos pontos que me chamam mais a atenção é o facto do autor ter optado por fazer diálogos com a linguagem da época. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, é interessante, e também gostei muito desse aspeto ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar