sábado, 11 de novembro de 2017

O Fantasma da Ópera - Opinião

O Fantasma da Ópera

Título: O Fantasma da Ópera
Autor: Gaston Leroux
Ano de publicação: 1909

Sinopse:

'O Fantasma da Ópera' é o caso típico da criatura que dominou o criador - no caso, o escritor francês Gaston Leroux. Este clássico mantém-se vivo no imaginário mundial ao longo de quase um século. Mas durante este período o texto de Leroux sofreu algumas modificações. Nesta edição prefaciada por João Máximo, nota-se o resgate do enredo original. Com um poder quase mágico de cativar o leitor em situações de terror e suspense, misturando amor, ciúme e traição, Gaston Leroux criou essa história que retrata uma jovem cantora lírica que credita seu sucesso ao 'Anjo da Música', uma voz que a visita todos os dias em seu camarim para dar aulas de canto. 

Opinião:

Já tinha visto o filme há alguns anos mas não me lembrava de praticamente nada da história. 

Achei a escrita bem mais fluída do que esperava. A história é interessante, e sem dúvida original. Comecei por gostar bastante, mas não sei bem porquê, depois comecei a achar menos interessante. Achei algumas atitudes de Christine pouco compreensíveis. Mas, de qualquer maneira, não é um livro que se torna aborrecido, o que é sempre positivo.

Foi uma leitura agradável, e que ainda se tornou melhor porque foi acompanhada com a banda sonora do filme, que é lindíssima. Agora tenho de o rever.


4 comentários:

  1. Já li o livro duas vezes (em inglês e francês) e fui ontem à Opéra Garnier pela segunda vez na minha vida. O edifício é lindíssimo e não admira que tenha inspirado uma obra assim. Acho que nunca chegamos a conhecer Christine durante o livro... mas ela parece, por um lado, ter ambição na sua carreira e, por outro lado, estar perdidamente apaixonada por Raoul (numa paixão que me parece irracional, impetuosa - o que pode levar a que as suas atitudes sejam mais estranhas).

    Confesso que nunca vi o filme, nem ouvi a banda sonora! Talvez o deva rectificar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, deve ser mesmo espetacular!! Sim, é um pouco difícil de decifrar.
      Do filme não me lembro muito bem, mas gosto muito da banda sonora.

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Li o livro há poucos anos e adorei, principalmente o ambiente mais sombrio. Mas não conhecia a história e só vi o filme depois de ler o livro ;)
    A banda sonora é muito bonita!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita´
      Eu no geral também gostei,mas a minha disposição foi mudando ao longo do livro e a leitura saiu prejudicada.
      É, não é? Adoro!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar