terça-feira, 19 de abril de 2016

Alma Rebelde - Opinião

Título: Alma Rebelde
Autor: Carla M. Soares
Editor: Porto Editora
Edição/ reimpressão: 2012
Páginas: 280








Sinopse:

No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios.
Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança.
Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor.
Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?


Opinião:

Depois de ler O Cavalheiro Inglês no ano passado, soube que iria querer ler tudo o que a autora publicasse. Surgiu então agora a oportunidade de ler Alma Rebelde, que penso que seja o seu primeiro romance.

Joana vê-se obrigada a casar com um homem que não conhece, e sente-se vendida, o pai vai pagar imenso dinheiro para que a filha possa ter um título. O início é praticamente com Joana a queixar-se sobre a sua sorte e as suposições que vai fazendo. Apesar de compreender o que sente, tornou-se um pouco cansativo.

Mas depois melhorou bastante, vamos conhecendo-a melhor, assim como a Santiago. Gostei bastante de os ver os dois juntos, mas a Joana individualmente não é das minhas personagens preferidas.

Também gostei muito de acompanhar a história de Ester, a prima de Joana, que não tem uma vida fácil mas nem assim se deixa ir abaixo.


Gostaria de ter visto o final um pouco mais desenvolvido, acho que a parte porque tanto esperava não teve a atenção que merecia. Mas mesmo assim gostei muito do livro, não desiludiu.





6 comentários:

  1. Olá Sara,
    Li este livro o ano passado numa espécie de "especial" com os livros da Carla, pois li os três, por ordem de publicação.
    Gostei bastante mas concordo contigo com o final, também gostava que tivesse sido mais desenvolvido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Imagino que o outro também valha a pena :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Também gosto muito da Carla e da sua escrita. Também quero muito ler este livro.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      E pelo que percebi só tem vindo a melhorar!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Esta é daquelas autoras portuguesas de que mais falam maravilhas, por isso quero ver se este ando que leio alguma coisa dela. :)
    Parece ser um livro interessante, nem sei se não será com este que me vou estrear com ela!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Espero que gostes :)
      Eu gostei deste mas O Cavalheiro Inglês tornou-se um dos meus favoritos :)
      Beijinhos

      Eliminar